Iguatu Noticias

Iguatu Noticias


Chuva fina que banhou Iguatu ontem afastou a população das igrejas e locais de lazer

Posted: 25 Dec 2015 04:38 PM PST


A chuva fina que caiu sobre a cidade de Iguatu, cerca de 10 milímetros, foi suficiente para afastar a maioria dos fiéis católicos das celebrações das missas de Natal, na noite desta quinta-feira (24). 

Na igreja Matriz de Senhora Sant'Ana, a neblina impediu a celebração campal da tradicional Missa do Galo, que sempre ocorre no pátio lateral do templo religioso. Com um público reduzido, em comparação com anos anteriores, o pároco Carlos Roberto fez a celebração dentro da própria igreja.

Encenação de Natal na igreja do Prado
Na igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Prado, aconteceu a mesma coisa. Esse ano a igreja também não lotou, mas os fiéis que compareceram assistiram a missa e logo em seguida houve uma encenação de Natal. A celebração foi presidida pelo Monsenhor Afonso Queiroga e o padre Anastácio Ferreira. 

Ruas e comércios vazios

A chuva também afastou a população das praças, das lanchonetes e dos restaurantes. Na Praça da Matriz, que nesse período costuma ficar lotada, estava praticamente vazia. Muitos comerciantes não puderam vender seus produtos. A aposta agora fica para a passagem de ano novo, na próxima sexta-feira (31).


Chuva em Icó deixa ruas alagadas

Posted: 25 Dec 2015 04:12 PM PST


Uma forte chuva, acompanhada de rajadas de ventos e trovões, banhou o município de Icó na tarde de ontem (24) renascendo a esperança de um bom inverno para o homem do campo.

A chuva teve início às 17 horas e se prolongou até às 23 horas. O calor intenso deu lugar a um clima agradável. Muitas ruas ficaram alagadas e o trânsito ficou lento. No bairro do DNER o pluviômetro de um popular registrou 53 milímetros. No sítio Salvador 52 mm. Na localidade de Pedregulho, no distrito de Lima Campos, a precipitação foi de 52 mm.



Ex-deputado Marcelo Sobreira manda “cortar as asas” de correligionário político. A briga tá feia.

Posted: 25 Dec 2015 02:34 PM PST

O ex-suplente de deputado estadual Marcelo Sobreira (PDT) mandou seus comandados cortar as asas do pré-candidato a prefeito de Iguatu, Marnewton Pinheiro (PDT). 

Sobreira está enciumado porque o seu correligionário, que por sinal é médico, andou fazendo incursões nas comunidades rurais de Iguatu pedindo votos e, recentemente, realizou um jantar de confraternização no Hotel Diocesano com dezenas de convidados, prestigiado até pelo deputado federal Odorico Monteiro (PT). 

As más línguas políticas comentam que a briga dentro do grupo de oposição tá feia. O vice-prefeito Ednaldo Lavor (PDT), sumido dos holofotes, tem batido o pé, e diz que quer ser o candidato a prefeito de Iguatu. Marnewton Pinheiro tem as mesmas pretensões, no entanto precisa resolver sua situação com a Justiça de Juazeiro do Norte, situação que por sinal não é boa. Mas isso fica para outra oportunidade.

Acontece que Marcelo Sobreira não aceita os dois pretensos, e quer colocar o nome da deputada e atual secretária de Estado, Mirian Sobreira (PROS), para disputar pela terceira vez o pleito. 

É bom lembrar que Mirian Sobreira foi derrotada em duas vezes consecutivas. Na primeira, em 2008, concorreu com o então candidato a reeleição Agenor Neto, e levou uma surra de mais de 12 mil votos. Na segunda tentativa, em 2012, disputou contra o atual prefeito Aderilo Alcântara e foi derrotada por uma maioria de mais de 10 mil votos.

Convém observar: Marcelo Sobreira é raposa velha na política local. E é conhecido pelo gesto centralizador e autoritário. Não costuma dar "murros" em ponta de faca. Num ato de esperteza, Sobreira filiou a maioria dos políticos de oposição em um mesmo partido político, o PDT. E vai levar isso até o prazo final das convenções, quando deve dar o seu veredicto, que com certeza só será bom pra ele.


  

Opinião: Bom dia Macário Batista!

Posted: 25 Dec 2015 01:00 PM PST

Usando o jargão do universo político pra ganhar tempo no discurso, em seu nome, desejo um Feliz Natal a todos os queridos JORNALISTAS do Ceará, luzes de louvor que faria ontem, na hora da Missa do Galo, mas ainda tá valendo!

E viva Jesus Cristo, digno de toda honra e glória!

Pois Bem, passo-lhe a grande novidade do dia! Em nosso torrão ressequido do Icó, situado às margens do Rio Salgado, valente afluente que encheu a Barragem do Castanhão do mensageiro do bem, Paes de Andrade – em tempos outros, de repente, em pleno período natalino, nos presenteia com quase 100 milímetros de chuvas.

Busco uma frase dita por Antônio Conselheiro pra festejar esse momento de grassa dos céus, que no limiar do século XIX, quando percorrendo os caminhos turvos baianos, gritou aos seus liderados: "O sertão vai virar mar e o mar vai virar sertão".

Oxalá meu Deus!

Literalmente, a máxima do "Conselheiro", nascido em Quixeramobim, morto porque queria instalar uma sociedade justa, humana e igualitária, à época, ainda não se concretizou, mas o Icó que declarou a libertação de seus escravos de forma pioneira um ano antes do dia 25 de março de 1884, quando o Ceará anunciava o feito de forma oficial ao mundo; que participou da Confederação do Equador, quando declarou guerra ao Imperador D. Pedro I, e, deixou de ser a Capital oficial de todos os cearenses por que não tinha um "Mar", em sua grande área territorial, ainda acreditamos que os profetas, enfim, acertem no desejo em alusão, no futuro não muito longe, tal qual videntes fossem.

Já pensou, Macário Batista, Icó capital do Ceará?

Tendo o Papagaio, símbolo de nossas riquezas dos tempos áureos, estampado em nossa bandeira? A tricentenária Casa de Câmara e Cadeia, sede do Poder Legislativo? O Palácio da Alforria, onde nasceu o comendador Nogueira Acioly, transformado no gabinete do governador Camilo Santana? A nossa Casa de Cultura, sede da Secretaria de Turismo, com o carãozeiro Arialdo Pinho brigando com o teatrólogo Angelim do Icó, guardião de nosso Patrimônio Histórico? O Sobrado do Canela Preta, ao som de belas músicas clássicas, sede do Tribunal de Justiça? O Sobrado do Barão do Crato, valente cabra macho, congregando a Procuradoria de Justiça? A Casa de Pólvora, acolhendo o Comitê de Imprensa? 

E por aí vai...

E Isolda Cela, nossa professora que é vice-governadora, onde será seu assento, pergunta Joaquim dos Santos, o homem que mais tem medo de alma em Icó?

- Ora bolas, em Sobral – terra dos Pompeus, logicamente! 

Vice em Icó não tem local definido, e, depois que Jaime Júnior ter apeado do poder o prefeito Cardoso Mota, virou uma figura dantes decorativa, pra um cargo político perigoso e sombrio.

Mas, em Icó, estamos em período de festas religiosas!

E como tal, até o dia 6 de janeiro, por nossas ruas largas e becos estreitos, milhares de cidadãos do mundo, e, conterrâneos espalhados em nossa federação chamada Brasil, passam por nossa terra - renovando a fé, onde os homens tiram o chapéu e às mulheres louvam o Senhor do Bonfim do Icó.

E nós, os amantes da política local,  em pleno sábado (26) vinte e seis de dezembro de 2015, por convite, estaremos em grande churrasco na Rua das Almas, onde o revolucionário Bebel Correia – candidato à prefeitura de Icó pelo Partido Verde(PV), apelando para a metamorfose ambulante, diz que "pare o mundo que eu quero descer".

Enquanto isto paro de escrever, ou então dirão que também amaluquei e estou tagarelando demais. 

E você Macário Batista, igualmente, os jornalistas Donizete Arruda, Carlos Silva, Antônio Viana, Honório Barboza, Luzenor de Oliveira, Newton Pedroza, Roberto Moreira, Eliomar de Lima, Luiz Vasconcelos, Rubens Brasil, Narcélio Cavalcante, Ulisses Lima e Alex Santana, dentre outros amigos, que observam tudo de fora, com certeza dirão: "O Município da Ribeira dos Icós e esse tal de Fabrício Moreira são malucos demais".

(Por Fabrício Moreira da Costa, advogado e contista).


Opinião: Iguatu fica no Ceará?

Posted: 25 Dec 2015 10:09 AM PST


Para o governador Camilo Santana (PT), parece que não. Na última terça-feira (22), durante discurso na cerimônia de promoção de oficiais e praças da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros da região Centro Sul, que por sinal foi um gesto de reconhecimento ao trabalho dos policiais militares, o governador demonstrou a forma vil e perseguidora pela qual ele planeja tratar todos aqueles que não quiserem se sujeitar a seus deleites políticos.

Mas não é o governador de todos os cearenses?

Deveria ser, no entanto, é apenas mais um slogan de governo, no mesmo modus operandi do antecessor, Cid Ferreira Gomes.  

Pois bem. Camilo fez elogios ao trabalho da Polícia Militar, mas não disse que o seu criador (Cid Gomes) humilhou e perseguiu o quanto pode os policiais militares. Investiu em viaturas de luxo, comprou fardamentos novos, armas, mas não reconheceu o ser humano, o policial militar, o pai de família. 

Porque não te calas Camilo?

Na continuação do discurso, ensaiado até, Camilo não se lembrou de prestar contas, para dizer o que foi feito durante seu primeiro ano de mandato em prol da população de Iguatu.  

Ah! Mas Camilo prestou contas sim. Citou inúmeras realizações em outros municípios. E disse que seu governo havia construído diversas adutoras para matar a sede do povo cearense. Gastou milhões em outras regiões, mas não foi capaz de enviar carros pipas e mandar perfurar poços profundos em Iguatu, para amenizar a situação crítica das comunidades rurais. 

O governador também anunciou a construção de uma escola militar para a cidade de Juazeiro do Norte, no entanto, para a cidade de Iguatu, nem uma estaca para "amarrar jumento". Com todo respeito aos jumentos. 

Pois é. Mas bem que deveria ter feito ou prometido alguma coisa, pois levou daqui uma maioria de mais de 10 mil votos nas eleições do ano passado.

Porque não te calas Camilo II?

Camilo também concedeu entrevista coletiva para a imprensa local e regional. E ao ser questionado sobre problemas no presídio local, superlotação de delegacia, e as obras do Centro de Convenções de Iguatu, o governador ficou irritado e verberou. "Eu pensei que você iria me perguntar sobre coisas boas", indagou Camilo ao repórter.

Ora, meus caros! O município de Iguatu não está pedindo recursos para a conclusão do Centro de Convenções, e sim um aditivo de contrato, sem custo nenhum para o Estado. 

Mas o governador Camilo não gosta de falar de problemas. Só quer falar de coisas boas. E somente respondeu ao repórter aquilo que era da sua conveniência. Mas será que falar de recursos para a saúde, para a educação, para construção de moradias, segurança pública, abastecimentos de água, não é notícia boa? Para Camilo, parece que não. 

Camilo prefere falar da construção de ACQUÁRIO (R$ 200 milhões), da compra de TATUZÕES (R$ 150 milhões - para escavar túneis), construção de mirante para PONTE ESTAIADA (R$ 50 milhões) e outras coisas mais. 

Mas Camilo bem que deveria responder por qual motivo ele continua discriminando as regiões em relação aos investimentos no custeio dos hospitais polos. Enquanto seu governo envia apenas R$ 390 mil para ajudar no custeio do Hospital Regional de Iguatu, para o regional de Sobral vai um montante de quase R$ 12 milhões ao mês. 

Camilo deveria dizer por que o governo do estado banca 15 médicos transportados de avião para o hospital de Sobral, enquanto para Iguatu não vem nenhum.

Mas Camilo só gosta de falar de coisas boas. No aeroporto de Iguatu, ao ser abordado por uma comissão do Movimento dos Sem Tetos que foram lá para reivindicar a construção de moradias em Iguatu, Camilo desconversou. Disse que a responsabilidade de construir moradias populares era do Governo Federal e que o programa Minha Casa Minha Vida estava parado. 

Amnésia

Santana esqueceu de dizer que no governo do Estado tem um programa chamado FECOP – Fundo Estadual de Combate à Pobreza, criado justamente para atender problemas relacionados a moradias, saneamento básico, dentre outros.

Esperanças

Camilo não deu muitas esperanças à comissão dos sem tetos. Camilo só gosta de falar de coisas boas. E os babões dizem amém.



Comentários