Iguatu Noticias

Iguatu Noticias


STF suspende posse de Lula e mantém investigações com Moro

Posted: 18 Mar 2016 06:01 PM PDT

BRASÍLIA – O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), colocou nesta sexta-feira um ponto final na guerra de liminares que se arrasta desde ontem e suspendeu a posse do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como ministro da Casa Civil. A decisão prevalece em relação às liminares da primeira instância e vale até que o plenário do STF julgue o caso de forma definitiva. Gilmar também decidiu que as investigações contra Lula fiquem nas mãos do juiz federal Sérgio Moro, que conduz a Lava Jato na primeira instância de Curitiba.

Desde quinta-feira, quando o ex-presidente tomou posse, acontece uma guerra de liminares sobre o caso. Na quinta-feira, um juiz federal do Distrito Federal suspendeu a posse. Hoje, o Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região derrubou a liminar. Mas tinha outra liminar na Justiça Federal no Rio suspendendo a posse. Há poucas horas, o TRF da 2ª Região derrubou também essa liminar, mas uma nova foi aceita pela 1ª Vara da Justiça Federal em Assis (SP).

A AGU já entrou com ação no Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo a paralisação das mais de 50 ações espalhadas por todo o país pedindo a suspensão da posse de Lula. Ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), a AGU pediu que a 22ª Vara Federal de Brasília, onde foi ajuizada a primeira ação sobre o assunto, seja o único foro admitido para esse tipo de processo, "tendo em vista a possibilidade de decisões conflitantes, capazes de gerar danos à política nacional e à administração pública".

Há também outras 13 ações no Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo a suspensão da posse de Lula. A maior parte dos processos é de relatoria do ministro Gilmar Mendes, que não esconde sua posição crítica em relação ao governo da presidente Dilma Rousseff.


População vai às ruas exigir do Estado recursos para custeio do Hospital Regional de Iguatu

Posted: 18 Mar 2016 10:15 AM PDT


Manhã de manifestação na cidade de Iguatu, no Centro Sul do Estado. Centenas de pessoas foram às ruas para reivindicar do Governo do Estado aumento de recursos para a saúde da região. A concentração aconteceu na Praça da Matriz, nesta sexta-feira (18), às 8h, e em seguida a caminhada seguiu por diversas ruas do centro da cidade. Participaram do evento o prefeito de Iguatu, Aderilo Alcântara, o deputado estadual Agenor Neto, vereadores, lideranças comunitárias, estudantes, professores e sociedade civil organizada.

O prefeito de Iguatu, Aderilo Alcântara disse que a população da região Centro Sul foi abandonada pelo Governo do Estado. Ele disse que o Hospital Regional de Iguatu, unidade polo que atende a mais de dez municípios, está passando por sérias dificuldades por conta da escassez de recursos. "A situação é muito grave. Estamos com a estrutura de uma UTI Neonatal pronta e não podemos inaugurar porque o secretário de Saúde do Estado disse que não tem recursos para custeio", disse.

O deputado Agenor Neto cobrou isonomia na distribuição dos recursos para os hospitais polos do Ceará. "Para o Hospital Regional de Sobral o Governo investe mais de R$ 140 milhões ao ano e para o Hospital de Iguatu apenas R$ 4 milhões". Para Agenor Neto, é lamentável que muitas pessoas estejam morrendo nos leitos dos hospitais do interior porque a Secretaria da Saúde do Estado não autoriza uma simples transferência para Fortaleza. "É um descaso, as pessoas estão morrendo e o governo não faz nada", disse.



Comentários