Blog do Carlos Cristiano

Blog do Carlos Cristiano


Uma mulher é violentada a cada 11 minutos no Brasil, aponta levantamento de ONG

Posted: 27 May 2016 06:44 AM PDT

Estupro coletivo no Rio, na qual adolescente de 16 anos foi violentada por 30 homens, chocou o país e é considerado caso mais grave do país
SÃO PAULO - O estupro coletivo que ocorreu no Rio de Janeiro nesta semana é "o caso mais grave já ocorrido no Brasil", afirmou Samira Bueno, cientista social e diretora executiva do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), organização não governamental (ONG) que formula análises e pesquisa as estatísticas sobre a violência no país.

A especialista lembra que, até então, o episódio mais chocante havia sido o das quatro meninas do Piauí. No caso carioca, disse Samira, além da quantidade de agressores, choca o fato de nenhum dos envolvidos ter tentado impedir a violência e "ainda terem postado o vídeo nas redes, se orgulhando do que fizeram". "O que chama a atenção é a brutalidade em pensar que mais de 30 homens estupraram a adolescente e nenhum deles, em momento algum, tentou impedir", disse ela, que ressalta ainda o aspecto cultural da violência. "O estupro está vinculado à cultura machista e misógina, que entende que os homens têm direito de ferir a mulher."

As estatísticas das Secretarias de Segurança Pública de todo país, reunidas pelo FBSP, mostram que mulheres de diferentes classes e raças são violentadas, "embora as negras sejam as principais vítimas letais", segundo a cientista social. A vítima do estupro coletivo não é negra. Uma mulher é estuprada no Brasil a cada 11 minutos, segundo estatística recolhida pela FBSP. Como apenas de 30% a 35% dos casos são registrados, é possível que a relação seja "de um estupro a cada minuto", de acordo com Samira. Ao todo, no Brasil, 47,6 mil mulheres foram estupradas em 2014, última estatística divulgada. No estado do Rio, foram 5,7 mil casos.

Dados do Instituto de Segurança Pública (ISP), órgão vinculado à Secretaria de Segurança do Estado, revelam 507 queixas de estupro na cidade do Rio, neste ano. O número é 24% inferior ao de igual período (janeiro a maio) de 2015, quando houve 670 registros. Na região da 28.ª Delegacia de Polícia, que inclui a Praça Seca, onde aconteceu o estupro coletivo, foram registrados 20 casos em 2016.

Redes - Ontem (26), as redes sociais foram inundadas de campanhas contra a violência sexual contra mulheres. Fotos de perfis foram cobertas com as frases "Precisamos falar sobre a cultura do estupro" e "Eu luto pelo fim da cultura do estupro". Em outra campanha, a imagem de uma mulher sangrando, pendurada como Jesus à cruz, era disseminada nas redes. Usuários ainda compartilharam mensagens como "Não foram 30 contra 1, foram 30 contra todas. Exigimos justiça!".

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

PT quer reverter votos sugerindo nova eleição

Posted: 26 May 2016 02:23 PM PDT

Petistas acreditam que opinião pública vai se virar contra Temer no Nordeste, e Antonio Carlos Valadares (SE) e Roberto Rocha (MA) podem mudar voto.
BRASÍLIA - O PT está contando votos para reverter o processo de impeachment no Senado. A estratégia é retomar o discurso de novas eleições e convencer a presidente afastada Dilma Rousseff a se comprometer com a proposta, caso ela volte ao poder. Assim, petistas dizem acreditar que será mais fácil fazer com que alguns senadores que votaram pela abertura do processo mudem de voto na fase final.
Para que a presidente seja definitivamente afastada são necessários 54 votos. Na sessão de admissibilidade, 55 senadores votaram pela abertura do processo. O PT calcula entre dez e 13 senadores considerados "potenciais" para mudar de voto, mas para garantir a permanência de Dilma só precisaria reverter de fato quatro posicionamentos.
Os nomes favoritos dos petistas para reverter a votação são os senadores do Distrito Federal, Cristovam Buarque (PPS-DF), Antônio Reguffe (sem partido) e Hélio José (PMDB-DF). O entendimento é que as medidas de Temer com cortes no serviço público, concursos e reforma da Previdência enfraquece o eleitorado brasiliense de classe média.
Tanto Cristovam quanto José afirmaram na primeira sessão que votavam apenas pela abertura do processo e que poderiam mudar de opinião. Reguffe foi mais crítico em seu discurso contra o governo Dilma, mas ele faz parte do grupo de senadores que defendem a PEC das novas eleições.
"Sinalização"

Cristovam, que também defende novas eleições, disse que, caso a presidente se comprometa com a medida, essa seria uma "sinalização importante", mas que isso não define o seu voto. Para o senador, Dilma precisa mostrar que seria uma presidente melhor que Temer, abandonar o discurso do golpe e assumir erros

Na avaliação das duas primeiras semanas de governo Temer, os petistas sustentam que o presidente em exercício saiu desgastado e que a opinião pública já se volta contra ele. Por isso, outra saída é usar os erros do governo para jogar a população contra Temer e pesquisas de popularidade para pressionar senadores.

Nessa linha, outro foco de atenção para os petistas é o PSB. Além de o partido ter sido parte da base do governo PT, os petistas apostam em uma questão regional. Eles acreditam que a opinião pública vai se virar contra Temer com mais força no Nordeste e Antonio Carlos Valadares (SE) e Roberto Rocha (MA) seriam nomes fortes para mudar de voto.

Além desses, foi cotado também o nome do senador Romário (PSB-RJ), que tem restrições com Romero Jucá (PMDB-RR), ex-ministro do Planejamento de Temer e um dos principais articuladores do impeachment. Jucá é relator da CPI do Futebol, presidida por Romário, e trabalha no sentido de dificultar as investigações e evitar a convocação de dirigentes da CBF. Senadores do PT afirmam que o assunto já foi colocado para a presidente afastada e a parte mais difícil da estratégia é justamente convencê-la a se comprometer com novas eleições. ESTADÃO CONTEÚDO

Prefeito de Nova Colinas é preso por suspeita de desvio de verbas

Posted: 26 May 2016 02:12 PM PDT

Elano Martins Coelho é suspeito de crime. Ele será transferido para São Luís.
NOVA COLINAS - O prefeito de Nova Colinas, município localizado a 734km de São Luís, foi preso na madrugada desta quinta-feira (26), em Balsas, por equipes da Superintendência Estadual de Prevenção e Combate à Corrupção (Seccor). De acordo com a polícia, Elano Martins Coelho (PRB) é suspeito de desvios de verbas públicas no município.

O delegado-geral de Polícia Civil do Maranhão, Lawrence Melo Pereira, informou que Elano Martins Coelho será transferido para São Luís e apresentado na sede da Secretaria de Segurança Pública (SSP-MA). A prisão do prefeito de Nova Colinas foi resultado da investigação de vários casos de agiotagem em prefeituras do Maranhão.   IMIRANTE.COM

Comunidades da Laranjeiras e Colinas Park II recebem Dr. Benjamim Oliveira - PSDB

Posted: 26 May 2016 01:48 PM PDT

Na noite de ontem (25), as comunidades dos bairros Laranjeiras e Colinas Park II, receberam a caravana de Dr. Benjamim Oliveira - PSDB, seguindo uma agenda rigorosa, Benjamim vem realizando no mínimo 2 reuniões por noite, acompanhado por parte de seus pré-candidatos a vereadores, Benjamim vem visitando os quatro cantos da cidade, com reuniões nas comunidades.

Laranjeiras

No bairro Laranjeiras, a reunião aconteceu na casa da pastora da igreja Assembleia de Deus, Congregação Madureira, Deus Forte, Rosely que é pré-candidata a vereadora pelo PRB. Com o salão lotado de fieis e admiradores, Dr. Benjamim falou da importância de seu projeto para Açailândia, o quanto é importante alguém que tenha compromissos com o povo ser prefeito de uma cidade com o potencial que Açailândia tem.      

Durante a reunião Dr. Benjamim disse que a população necessita de melhorias em todas as áreas imediatamente, é urgente o caso de Açailândia, que seus projetos vão além de melhorias na saúde, segundo ele, é necessário implantar uma pré-vestibular comunitário para as pessoas mais carentes poderem ter acesso ao ensino superior, disse ele.  

Colinas Park

Reunidos com familiares e amigos de Pedro da Paz, dezenas de pessoas puderam saber de Dr. Benjamim, o que ele pretendes fazer, caso seja eleito no dia 02 de outubro.

Benjamim destacou a importância de se fazer um trabalho de saneamento básico, onde a comunidade possa ser beneficiada com saúde, segundo Benjamim, quando o governo faz 1 real investido na infraestrutura, economizamos 10 na saúde, e nós nos comprometemos em fazermos isso. Disse ainda que é necessário termos UTIs em Açailândia, termos IML, creches e também transporte de qualidade, pois uma cidade como Açailândia não era para estar na situação que está hoje. 
      
Durante a reunião, Dr. Benjamim disse que seus compromissos vão além dos investimentos na saúde, ele pretende trabalhar em todas as áreas. 

 







Comentários