TRF absolve Samarco, Vale e BHP por tragédia de Mariana

7 notícias para ler antes de começar o dia
Visualizar como página web
Logo da Newsletter 7 às 7
Logo do jornal O TEMPO

Sexta-feira, 15 de novembro de 2024

Você pode ler essa newsletter em 🕖 7 minutos

Justiça Federal absolve Samarco, Vale e BHP por rompimento de barragem em Mariana. PF investiga se explosões no STF foram planejadas e não descarta ato terrorista. PBH sabia desde 2019 que barragem da Lagoa do Nado precisava de reparos. Estado entrega à Assembleia projeto de privatização da Cemig e da Copasa. Governo de Minas anuncia retorno da Polícia Militar na segurança dos estádios. Cresce número de crianças e jovens de 8 anos ou mais adotados em Minas Gerais. Veja esses e outros destaques desta sexta-feira, 15 de novembro de 2024.

Tragédia de Mariana
Notícia número 1

Samarco absolvida

O Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF-6) absolveu as mineradoras Samarco, Vale e BHP em ação criminal sobre o rompimento da barragem de Fundão, em novembro de 2015. A ação penal sobre a tragédia de Mariana, considerada a maior catástrofe ambiental do Brasil e que deixou 19 mortos, tramitava desde 2016. A decisão afirma "inexistir prova suficiente para condenação". O Ministério Público Federal declarou que vai recorrer da sentença, sem apresentar detalhes. A decisão do TRF-6 na esfera criminal não tem impacto sobre o acordo de indenização de R$ 170 bilhões para reparação.

Notícia número 2

Explosões no STF

A Polícia Federal investiga hipótese de terrorismo e de abolição violenta do Estado de direito nas explosões na Praça dos Três Poderes, ocorridas na quarta-feira, 13 de novembro. Francisco Wanderley Luiz, apontado como o responsável, morreu no local e deixou diversas mensagens com ameaças e armadilhas para policiais. Em áudio, a ex-mulher de Francisco citou plano dele para matar Alexandre de Moraes. Desde 8 de janeiro de 2023, o STF registra, por dia, uma média de três mensagens e manifestos de ataques de ódio aos ministros e à Corte, e Moraes é o principal alvo deles.

Notícia número 3

Barragem precisava de reparos

A Prefeitura de Belo Horizonte sabia há pelo menos cinco anos que a barragem da Lagoa do Nado apresentava problemas estruturais e precisava de reparos. Duas consultorias contratadas pelo município, uma em 2019 e outra em 2021, apontaram, inclusive, a necessidade de substituição da barragem. Uma licitação foi realizada no ano passado e concluída em setembro. As obras, porém, não foram iniciadas. Na última quarta-feira, 13 de novembro, um temporal fez com que a barragem rompesse, destruindo parte da fauna e flora do parque.

Notícia número 4

Privatização de Cemig e Copasa

A proposta de privatização da Cemig e da Copasa foi protocolada ontem na Assembleia. Ela começará a tramitar assim que for recebida em plenário pela presidência da Casa. O objetivo do governo de Minas é vender as estatais no segundo semestre do ano que vem.

Notícia número 5

PM de volta aos estádios

Após as cenas de selvageria na Arena MRV no domingo (10/11), durante a final da Copa do Brasil entre Atlético e Flamengo, o governador de Minas em exercício, Mateus Simões, anunciou nesta quinta-feira (14) que a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) voltará a ter a função de garantir a segurança nos estádios de futebol. A presença da PM, no entanto, será avaliada conforme a necessidade de cada evento. Entenda como vai funcionar.

Notícia número 6

Adoção tardia

Os casos de adoção de crianças e adolescentes com 8 anos ou mais ainda são minoria no Brasil e em Minas. No entanto, no mês em que é celebrado o Dia Nacional da Adoção – 9 de novembro –, um dado do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) é motivo de esperança para as 5.049 crianças e adolescentes que esperam por uma família no país. Desde 2022, tem havido um aumento no número de jovens dessa faixa etária que são adotados. Juíza de direito da infância e juventude do Fórum Nacional da Infância e Juventude (Foninj), Julianne Freire Marques explica que o aumento de adoções tardias se justifica pela criação de programas de incentivo pelas Varas da Infância e Juventude de todo o país. Saiba mais.

Notícia número 7

Bairros mais populosos de MG

Dados do Censo 2022 apontam que o bairro mais populoso de Minas Gerais fica em Belo Horizonte: é o Buritis, na região Oeste da capital. No Censo anterior, realizado em 2010, ele aparecia em segundo lugar. Desde então, ganhou 13 mil moradores e, hoje, reúne 42,3 mil pessoas. Outro destaque populacional de BH é o Castelo, na Pampulha, que subiu da 45ª para a 6ª posição em pouco mais de uma década. Veja o ranking dos bairros mais populosos do Estado.

As opiniões do dia

Veja o que dizem os nossos colunistas hoje.
Atenção, alguns artigos são exclusivos para assinantes.

Tatiana Lagôa

Tatiana Lagôa - Racismo é assunto só de pretos?
Temos uma tendência natural a nos posicionar sobre dores que nos atingem

Paulo Paiva

Paulo Paiva - Torre de Babel
O governo Lula quer um ajuste fiscal que aplaque o mercado, que está preocupado com a inflação, mas não tanto com os juros, que lhe enchem as burras

Ouça na Alexa

Todos os dias, às 7h, também atualizamos a nossa skill na Alexa, com as notícias que você precisa saber sobre Minas Gerais e o Brasil ao acordar. Baixe a Skill e dê o comando: "Alexa, quais as notícias?". Conheça mais.

App O TEMPO

Nos acompanhe nas redes sociais

Nos curta no Facebook
Nos siga no Instagram
Nos siga no Twitter

Enviado por 7 às 7: Sete notícias que você precisa ler antes de começar o seu dia

Quer nos dar algum feedback? Contate-nos! 7as7@otempo.com.br

Se deseja não receber mais mensagens como esta, clique aqui.

Comentários