Mulheres chefiam só 68 prefeituras em Minas Gerais

7 notícias para ler antes de começar o dia
Visualizar como página web
Logo da Newsletter 7 às 7
Logo do jornal O TEMPO

Segunda-feira, 6 de janeiro de 2025

Você pode ler essa newsletter em 🕖 7 minutos

Mulheres chefiam só 68 prefeituras em Minas Gerais. Fernanda Torres vence como melhor atriz de drama no Globo de Ouro e dedica o prêmio à sua mãe. 'Catfish' acende alerta em Minas Gerais, e especialistas apontam cenário preocupante. Minas Gerais é o 5º estado com mais mortes de pessoas trans no Brasil. Dia dos Três Reis Magos: entenda por que hoje é o dia de desmontar a árvore de Natal. Veja esses e outros destaques desta segunda-feira, 6 de janeiro de 2025.

Representatividade
Notícia número 1

Falta de representatividade

Em Minas Gerais, 2025 começa com 68 mulheres assumindo o comando de prefeituras no Estado. O número representa 7,9% dos 853 municípios que agora têm liderança feminina, segundo informações do Tribunal Superior Eleitoral. Apesar de uma ligeira alta em relação há quatro anos, quando Minas tinha 61 prefeitas, o que se percebe é uma estagnação no que diz respeito à participação de mulheres como chefes de municípios desde 2012. Para especialistas, a situação reflete o preconceito em relação às candidaturas femininas, em especial dentro dos partidos políticos. Associação Mineira do Municípios faz movimento para incentivar a participação das mulheres. Entenda melhor o cenário.

Notícia número 2

Globo de Ouro

Fernanda Torres, 59 anos, tornou-se a primeira brasileira a conquistar o Globo de Ouro na categoria de Melhor Atriz em Filme de Drama. O prêmio foi concedido por sua interpretação de Eunice Paiva em "Ainda Estou Aqui", dirigido por Walter Salles. Porém, a conquista teve um sabor especial: em 1999, sua mãe, Fernanda Montenegro, foi indicada na mesma categoria pelo clássico Central do Brasil, também dirigido por Walter Salles, mas não venceu. Veja o discurso completo da atriz, que reconheceu o legado de sua mãe.

Notícia número 3

Catfish

Jennifer Aniston tem um novo amor. Após declarar, no ano passado, que era mais feliz sendo solteira, ela finalmente parece ter encontrado a sua alma gêmea: o aposentado e ex-mecânico Luiz Antônio (nome fictício), de 62 anos, morador de Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte. Os dois conversam todos os dias pela Internet, e Jennifer já sonha com o casamento. Se você está desconfiado de que a famosa atriz hollywoodiana namora um brasileiro que conheceu aleatoriamente nas redes sociais,você está certo. A prática descrita é conhecida como 'catfish' e consiste em se passar por outra pessoa para enganar os internautas, é cada vez mais comum, conforme a chefe da divisão especializada em combate a crimes cibernéticos da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), Cristiana Angelini, e foi retratada recentemente na série da Netflix "Meu Querido Bobby". No Brasil, a ação, por si só, não é crime e, portanto, não há dados específicos sobre isso. Porém, pode estar alinhada a algum delito, como falsidade ideológica e estelionato. Veja como se proteger.

Notícia número 4

Transfobia

Minas Gerais ocupa o 5º lugar em um ranking de estados com mais registros de violência contra pessoas transsexuais no Brasil. Os dados são do último dossiê divulgado pela Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra), em janeiro de 2024, com informações referentes a 2023. Neste domingo (5 de janeiro), uma mulher transsexual conhecida como Jeane Lui, de 32 anos, foi morta a tiros em um bar após uma discussão. A polícia ainda investiga se o crime foi causado por transfobia. No dia 29 de janeiro se comemora o Dia Nacional da Visibilidade Trans, quando um novo documento com dados atualizados de violência contra pessoas transsexuais deve ser publicado. Veja o cenário.

Notícia número 5

Preparação

Cruzeiro inicia pré-temporada nesta semana à espera de definição sobre zagueiros. Período de preparação será feito nos Estados Unidos, onde a equipe celeste fará treinos e amistosos. Confira a situação da Raposa visando o ano de 2025.

Notícia número 6

Nostalgia

"Almanaque Anos 80" ganha nova edição revista e ampliada com quase 900 imagens coloridas. Conteúdo inédito, capa dura e o acréscimo de 50 páginas comemoram as duas décadas de lançamento do original que esgotou nas prateleiras. Confira como ficará o conteúdo.

Notícia número 7

Filosofia de vida

Expressar gratidão traz muitos benefícios para a saúde física e mental. A gratidão, celebrada hoje, nos ajuda a ser mais felizes e pode ser determinante em algumas situações. Saiba como exercitá-la.

As opiniões do dia

Veja o que dizem os nossos colunistas hoje.
Atenção, alguns artigos são exclusivos para assinantes.

Vittorio Medioli

Vittorio Medioli - Cidade do Sol
O que existe de mais moderno à frente de nossos olhos vai se transformar em breve em sucata sem valor destinada a centros de reciclagem

Paulo Navarro

Paulo Navarro - Pausa merecida
Há séculos (muitos anos) esta coluna, às segundas-feiras, é dedicada a entrevistas. Vamos dar um tempo

Ouça na Alexa

Todos os dias, às 7h, também atualizamos a nossa skill na Alexa, com as notícias que você precisa saber sobre Minas Gerais e o Brasil ao acordar. Baixe a Skill e dê o comando: "Alexa, quais as notícias?". Conheça mais.

Baixe o aplicativo de O TEMPO

Nos acompanhe nas redes sociais

Nos curta no Facebook
Nos siga no Instagram
Nos siga no Twitter

Enviado por 7 às 7: Sete notícias que você precisa ler antes de começar o seu dia

Quer nos dar algum feedback? Contate-nos! 7as7@otempo.com.br

Se deseja não receber mais mensagens como esta, clique aqui.

Comentários