Câmara impõe primeira derrota à Prefeitura de BH e cobra pagamentos

7 notícias para ler antes de começar o dia
Visualizar como página web
Logo da Newsletter 7 às 7
Logo do jornal O TEMPO

Quarta-feira, 12 de fevereiro de 2025

Você pode ler essa newsletter em 🕖 7 minutos

Câmara de BH parte para o ataque contra a PBH. Inflação cai, mas custo dos alimentos no país sobe. Pastor admite ter assassinado menina de 13 anos e é preso. Vendedores ambulantes esperam crescimento nas vendas no Carnaval deste ano. Quais as chances de um celular explodir no seu bolso? Veja esses e outros destaques desta quarta-feira, 12 de fevereiro de 2025.

CMBH
Notícia número 1

Primeiro revés

O Executivo municipal sofreu ontem, na Câmara, o primeiro revés do segundo mandato de Fuad Noman (PSD), em licença médica. Os vereadores derrubaram veto do prefeito à criação do Programa Jovem Atleta, cuja lei agora será promulgada. A diferença entre os votos, entretanto, chamou mais atenção do que o assunto em pauta ou a derrota em si. O placar foi 28 a 12, indicando que a PBH perdeu, nessa votação, até o apoio dos chamados "independentes" de PSOL e PT, que costumavam fechar com a situação. O clima esquentou quando o presidente da Casa, vereador Juliano Lopes (Podemos), aproveitou para cobrar o pagamento de emendas impositivas, que é obrigatório. Segundo ele, a prefeitura está quitando as de 2022 e 2023.

Notícia número 2

Inflação e custo dos alimentos

Em janeiro, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) teve desaceleração de 0,16%, a maior para o mês desde 1994, impulsionada principalmente por um desconto nas contas de luz decorrente de um bônus da usina de Itaipu. No entanto, os preços dos alimentos continuaram a subir, com alta de 0,96% no grupo de alimentos e bebidas, sendo 1,07% na alimentação em domicílio. Itens como cenoura (36,14%) e batata-inglesa (10,69%) apresentaram aumentos significativos. Especialistas alertam que o alívio na inflação geral é temporário e a tendência de alta nos preços dos alimentos persiste, afetando principalmente as famílias de menor renda.

Notícia número 3

Crime chocante

O pastor João das Graças, de 54 anos, confessou ter assassinado a adolescente Stefany Vitória Teixeira Ferreira, de 13 anos, em Ribeirão das Neves, na região metropolitana de Belo Horizonte. Segundo a Polícia Civil, testemunhas relataram que a menina foi vista entrando em um carro no dia de seu desaparecimento, 9 de fevereiro. Após investigações, os policiais localizaram o suspeito na casa de sua mãe. João das Graças não resistiu à abordagem, admitiu o crime e indicou o local onde havia deixado o corpo da vítima, encontrado em uma área de mata entre Esmeraldas e Ribeirão das Neves. O caso segue sob investigação.

Notícia número 4

Expectativa para o Carnaval

Vendedores ambulantes cadastrados para o Carnaval de Belo Horizonte começaram a retirar ontem suas credenciais para trabalho durante a folia. A entrega ocorre até sábado, 15 de fevereiro, das 8h às 17h, no Expominas. A expectativa é que a movimentação para a festa supere a do ano anterior, com destaque para a comercialização de bebidas, principal fonte de renda dos ambulantes. Com a ampliação da programação oficial e a previsão de recorde de foliões nas ruas, a aposta é em faturamento alto, apesar das restrições, como a proibição da venda de produtos em embalagens de vidro.

Notícia número 5

Reconstrução após chuva

Um mês após a chuva que causou dez mortes e deixou mais de duas mil pessoas desabrigadas ou desalojadas em Ipatinga, a prefeitura planeja construir moradias populares para famílias que vivem em áreas de risco geológico. A estimativa é de que são cerca de 30 mil pessoas, representando 13% da população local. O projeto, ainda em fase de planejamento, prevê a utilização de lotes municipais nos bairros Veneza e Pedra Branca, além de possíveis parcerias com a iniciativa privada. Veja o que está previsto.

Notícia número 6

Riscos

O caso de uma mulher que sofreu queimaduras graves após o celular explodir em seu bolso, em Anápolis (GO), chamou atenção para a forma como devemos cuidar do aparelho. Embora incidentes como esse sejam raros, especialistas alertam para fatores que podem aumentar o risco de explosão em smartphones, como baterias defeituosas, uso de carregadores falsificados, exposição a altas temperaturas e danos físicos ao aparelho. A recomendação é evitar o uso de acessórios não certificados, proteger o dispositivo de calor excessivo e quedas, além de estar atento a sinais como superaquecimento ou cheiro de queimado, que podem indicar problemas na bateria.

Notícia número 7

Profissão influencer

O Brasil é o segundo país do mundo onde as pessoas passam mais tempo diante das telas, com uma média de 9 horas e 13 minutos diários, segundo a plataforma Eletronics Hub. Esse alto consumo impulsiona o mercado de influenciadores digitais. O país lidera em número de criadores no Instagram e ocupa o terceiro lugar no YouTube e TikTok. Apesar do cenário promissor, especialistas apontam uma possível saturação do setor, especialmente para influenciadores sem profissionalização. O professor Ettore Medeiros destaca que o sucesso nesse meio exige planejamento estratégico e uma abordagem empresarial, pois marcas estão mais seletivas em seus investimentos

As opiniões do dia

Veja o que dizem os nossos colunistas hoje.
Atenção, alguns artigos são exclusivos para assinantes.

Marcio Coimbra

Márcio Coimbra - Crise de identidade
Em 1988 o legislador elaborou uma Carta Constitucional de claro teor parlamentarista

Josias Pereira

Josias Pereira - Transparência nunca é demais, FMF!
Se há uma grande cobrança por profissionalismo das agremiações e SAFs, o mesmo deve ser exigido das Federações estaduais, especialmente a Mineira

Ouça na Alexa

Todos os dias, às 7h, também atualizamos a nossa skill na Alexa, com as notícias que você precisa saber sobre Minas Gerais e o Brasil ao acordar. Baixe a Skill e dê o comando: "Alexa, quais as notícias?". Conheça mais.

O TEMPO app

Nos acompanhe nas redes sociais

Nos curta no Facebook
Nos siga no Instagram
Nos siga no Twitter

Enviado por 7 às 7: Sete notícias que você precisa ler antes de começar o seu dia

Quer nos dar algum feedback? Contate-nos! 7as7@otempo.com.br

Se deseja não receber mais mensagens como esta, clique aqui.

Comentários