Agência alerta para risco de vazamento radioativo no Irã

7 notícias para ler antes de começar o dia
Visualizar como página web
Logo da Newsletter 7 às 7
Logo do jornal O TEMPO

Terça-feira, 17 de junho de 2025

Você pode ler essa newsletter em 🕖 7 minutos

Agência alerta para risco de vazamento radioativo no Irã. Um mineiro morre por doenças respiratórias a cada 4 horas; em BH, internações sobem 17%. Hotéis de Minas esperam alta ocupação no Corpus Christi, mesmo com diária mais cara e frio. Veja esses e outros destaques desta terça-feira, 17 de junho de 2025.

Agência alerta para risco de vazamento radioativo no Irã
Notícia número 1

Tensão

O diretor da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Rafael Grossi, afirmou ontem, durante reunião extraordinária na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Viena, ter preocupações com a segurança nuclear em meio aos bombardeios de Israel contra centrais do programa atômico iraniano. O encontro do Conselho de Governadores da agência aconteceu a pedido do Irã, após a principal usina de enriquecimento de urânio, em Natanz, ser atacada por mísseis. "Pela segunda vez em três anos, estamos testemunhando um conflito dramático entre dois Estados-membros da AIEA, no qual instalações nucleares estão sendo atacadas e a segurança nuclear está sendo comprometida", alertou Grossi. Os bombardeios de Israel ao Irã começaram na sexta-feira (13) – noite de quinta (12) em Brasília. Os principais líderes militares do país foram mortos. Todas as principais notícias da guerra você confere aqui.

Notícia número 2

Alívio

O prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União Brasil), chegou à Arábia Saudita nessa segunda-feira (16/06) depois de deixar Israel em meio ao conflito com o Irã. Agora, ele se prepara para retornar ao Brasil em uma aeronave particular. Confira a situação dos demais prefeitos que estavam em um bunker.

Notícia número 3

Problemas respiratórios

A cada quatro horas, uma vida é perdida em Minas Gerais por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) — complicação séria de doenças respiratórias como influenza, bronquiolite, pneumonia e covid-19. De janeiro até a última sexta-feira (13 de junho), o Painel de Vigilância Epidemiológica do Estado registrou 948 mortes causadas pela síndrome, que provoca grave dificuldade respiratória. O número representa o desfecho mais crítico de um quadro que tem impulsionado os pedidos de hospitalização e colocado Minas em situação de emergência em saúde pública. Prestes a alcançar a marca de 47 mil internações por infecções respiratórias só este ano, o cenário no Estado pode se agravar nos próximos dias, segundo alerta do boletim InfoGripe, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Confira o quadro geral da situação no Estado clicando aqui.

Notícia número 4

Bancos no feriado

As agências bancárias não estarão abertas para atendimento presencial ao público nesta quinta-feira (19/6), feriado de Corpus Christi. Já as salas de autoatendimento estarão disponíveis aos clientes no dia do feriado em algumas localidades, a critério da instituição. As informações são da Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Veja mais detalhes.

Notícia número 5

Hotelaria

Oficialmente, o feriado de Corpus Christi, nesta quinta-feira (19/06), não é prolongado. Ainda assim, o setor hoteleiro em Minas Gerais espera uma alta ocupação de quartos de quinta a domingo (22/06) e aposta em diferentes estratégias para fisgar os clientes mesmo em um momento de frio e inflação da hospedagem. Confira.

Notícia número 6

Transformação rural

CONTEÚDO DE MARCA. Produtividade e renda em alta no campo mineiro! Estudo revela que o Programa Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) impulsionou a margem bruta dos produtores de leite em 20% em um ano — e na cafeicultura, os ganhos foram ainda maiores. Com foco em gestão e eficiência, a iniciativa do Sistema Faemg Senar transforma propriedades e fortalece a agropecuária em Minas.. Saiba mais.

Notícia número 7

Dad body

Vez por outra, surgem nas redes sociais tendências sobre estética corporal – feminina, na maioria das vezes, mas os homens também não escapam à discussão. E, desta vez, são os corpos deles que estão no centro do debate. Trata-se da possível preferência entre as mulheres pelo "dad body" ("corpo de pai", em tradução literal para o português), em que são valorizadas as silhuetas fora de forma, com barriga saliente e músculos sem definição, em detrimento do desejo feminino por homens com físico de academia. Mas essa discussão vai um pouco além de um simples padrão estético. Confira.

As opiniões do dia

Veja o que dizem os nossos colunistas hoje.
Atenção, alguns artigos são exclusivos para assinantes.

Reginaldo Lopes

Reginaldo Lopes - A importância do acordo celebrado em Mariana
União demonstrou responsabilidade, coragem e sensibilidade

O TEMPO

Nos acompanhe nas redes sociais

Nos curta no Facebook
Nos siga no Instagram
Nos siga no Twitter

Enviado por 7 às 7: Sete notícias que você precisa ler antes de começar o seu dia

Quer nos dar algum feedback? Contate-nos! 7as7@otempo.com.br

Se deseja não receber mais mensagens como esta, clique aqui.

Comentários