Mais da metade dos vereadores mira candidatura em pleito de 2026

7 notícias para ler antes de começar o dia
Visualizar como página web
Logo da Newsletter 7 às 7
Logo do jornal O TEMPO

Segunda-feira, 16 de junho de 2025

Você pode ler essa newsletter em 🕖 7 minutos

Mais da metade dos vereadores mira candidatura em pleito de 2026. Damião evita digitais em projetos conservadores da Câmara Municipal. Medo de ataques na fuga divide políticos brasileiros em Israel; metade prefere ficar no país. Veja esses e outros destaques desta segunda-feira, 16 de junho de 2025.

Após Pacheco adotar tom eleitoral, Lula diz já ter governador para Minas em 2026
Notícia número 1

Pensando no futuro

Vinte e oito dos 41 vereadores da capital admitem pretender ou pelo menos cogitar a possibilidade de lançar candidatura nas eleições de 2026 com foco nos cargos de deputados e senadores. Isso significa que 63% dos políticos escolhidos como representantes dos interesses da população da capital teriam que se afastar das funções na Câmara de Vereadores na metade do mandato. Uma parte deles já tem a clara definição de se lançar como opção ao pleito do próximo ano. Alguns admitem o interesse, mas explicam que ainda precisam da aprovação dos respectivos partidos. Veja o que eles projetam de forma mais detalhada.

Notícia número 2

Damião e o conservadorismo

O prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União), mandou dois recados para a Câmara de Vereadores, deixando claro que não está confortável com a aprovação de pelo menos parte dos projetos apresentados por parlamentares conservadores da Casa. O chefe do Poder Executivo municipal, em duas ocasiões, não sancionou textos que têm como autores vereadores desta ala, fazendo com que as proposições retornassem à Câmara dos Vereadores para promulgação pelo presidente do Poder Legislativo, Juliano Lopes (Podemos). Entenda melhor o imbróglio clicando aqui.

Notícia número 3

Conflito Israel-Irã

O grupo de políticos brasileiros que aguarda uma forma de sair de Israel após o início do conflito com o Irã está dividido. Uma parte deve tentar uma saída terrestre até a Jordânia nesta segunda-feira (16 de junho), logo no início da manhã, e de lá vir ao Brasil. Outra parte tem receio do risco da viagem e diz que prefere aguardar os desdobramentos da guerra e uma condição de retirada com maior segurança. Veja o cenário atual.

Notícia número 4

Pix automático

O Pix automático vai 'eliminar' boletos e cartões de crédito? Nova funcionalidade permitirá o débito automático de contas recorrentes, como água e luz, e vai passar a valer a partir de hoje. Veja o que especialistas apontam sobre o futuro da funcionalidade.

Notícia número 5

Oportunidade para jovens

CONTEÚDO DE MARCA. O projeto Trilhas de Futuro, maior iniciativa gratuita de qualificação técnica de MG, prepara sua 6ª edição com a oferta inicial de 50 novas mil vagas. A fase atual é o credenciamento das instituições de ensino, que vai até o dia 1/7. As inscrições para estudantes começam no segundo semestre e contemplam diversas áreas prioritárias para o mercado de trabalho, com ajuda de custo diária e aulas integradas ao ensino médio. Saiba mais.

Notícia número 6

Infertilidade

Um dos temas mais sensíveis e delicados para a humanidade tem em junho o seu mês mundial de conscientização, o que permite campanhas internacionais com o intuito de ampliar o debate e esclarecer pontos controversos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a infertilidade dos casais é encontrada em 30% de homens e mulheres, enquanto em 20% ambos são inférteis e outros 20% apresentam origem desconhecida. Veja como quebrar tabus.

Notícia número 7

Estilo

Mais que corrigir grau, óculos são elevados a peça de design e coringas do guarda-roupa. Antes evitado, acessório é agora desejado e associado a qualidades como autoridade, estilo e credibilidade. Entenda o porquê.

As opiniões do dia

Veja o que dizem os nossos colunistas hoje.
Atenção, alguns artigos são exclusivos para assinantes.

Vittorio Medioli

Vittorio Medioli - O inventor
"O grande milagre no homem é que ele pode inventar a si próprio"

José Reis Chaves

José Reis Chaves - Sem a morte de Jesus, iríamos para o inferno?
Ele veio trazer o Evangelho, e não para ser cruelmente morto

O TEMPO

Nos acompanhe nas redes sociais

Nos curta no Facebook
Nos siga no Instagram
Nos siga no Twitter

Enviado por 7 às 7: Sete notícias que você precisa ler antes de começar o seu dia

Quer nos dar algum feedback? Contate-nos! 7as7@otempo.com.br

Se deseja não receber mais mensagens como esta, clique aqui.

Comentários