População recebe o trem do Cariri


O Governo do Estado do Ceará entregou ontem à população do Cariri a conclusão da primeira etapa das obras do Metrô que ligará as cidades de Juazeiro do Norte e do Crato. Foram inaugurados os 13,6 quilômetros de extensão da linha e apenas três estações de passageiros, uma em Crato e duas em Juazeiro. As outras seis, de acordo com o presidente da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor) Rômulo Forte, serão concluídas dentro de dois meses.

Marcada para às 19h30mm, a solenidade só começou uma hora depois com o descerramento da placa inaugural na estação de passageiros do Crato. O atraso não afastou a multidão do largo da estação. Com 93 anos de idade, a aposentada Vicência Agostinho compareceu à solenidade para relembrar uma emoção vivida há 83 anos: a chegada do primeiro trem ao Cariri, em 1926. Ela tinha 9 anos de idade quando a velha "Maria Fumaça chegou ao Crato. "Era um bicho barulhento que botava fogo até pelas ventas". Dona Vicência acrescentou que o trem de hoje nem parece com o de antigamente. "Este aí é bonito e tranqüilo", complementou.




Entre os convidados para a viagem inaugural, o industrial Maraton Linard, diretor da Indústria Linard, de Missão Velha, que fabricou a estrutura metálica das estações de passageiros. Maraton disse que estava vivendo uma das maiores emoções de sua vida. Lembrou que o seu pai Antonio Linard trabalhou na construção da via férrea que trouxe o primeiro trem para o Cariri.




Depois do ato inaugural, o trem pilotado pelo maquinista Francisco Welington, conduziu a comitiva governamental para Juazeiro do Norte, onde teve prosseguimento a segunda etapa da inauguração. Em nome dos prefeitos da região, falou o chefe do executivo de Juazeiro Manoel Santana, destacando a importância do Metrô do Cariri para a região.

O Metrô do Cariri faz parte de um conjunto de ações do Governo do Estado visando a requalificação do transporte ferroviário de passageiros em alguns municípios do interior do Estado, disse o Governador Cid Gomes.




O projeto foi iniciado na gestão do então governador Lúcio Alcântara e o orçamento total é de R$ 25.190.720 A previsão é que o Metrô do Cariri tenha uma demanda inicial de cinco mil passageiros por dia. O percurso de Juazeiro do Norte a Crato será feito em 28 minutos por veículos leves sobre trilhos (VLTs). São duas composições com tração a diesel hidráulico mecânica, formado por dois carros equipados com ar condicionado, com passagem tipo gangway e capacidade de transporte de 330 passageiros por composição. A velocidade máxima atingida pelo VLT é de 60 km/h.

Os trens foram fabricados pela empresa Bom Sinal, do município de Barbalha, também no Cariri. Tratam-se dos primeiros trens de passageiros fabricados na América do Sul nos últimos 20 anos.

Fonte: Miséria

Comentários