Uma semana após retomar seus trabalhos, o Congresso prepara um pacote de reajustes salariais para deputados, senadores e até para a presidente eleita, Dilma Rousseff. De acordo com reportagem desta terça-feira do jornal Folha de S. Paulo, os congressistas alegam que seus salários estão congelados há três anos, enquanto a inflação no período foi de 17,8%.
Ainda não há, porém, qualquer menção ao porcentual de reajustes. Para driblar o desgaste político decorrente do pacote de aumentos, os parlamentares vão insistir em vincular o reajuste do Legislativo ao do Executivo, ou seja, de Dilma, e também dos ministros do governo. Atualmente, os deputados e senadores recebem salário de 16.512,09 reais, além dos benefícios, como verba de gabinete e auxílio moradia.
Já o salário do presidente da República é de 11.420,21 reais – com os descontos, cai para cerca de 8.000 reais. O valor pago ao presidente é um absurdo. Tinha que ser igual ao pago aos ministros do STF. Temos que deixar de ser hipócritas e equiparar os valores", afirmou ao jornal o deputado Nelson Marquezelli (PTB-SP), quarto-secretário da Câmara.
Os ministros do Supremo Tribunal Federal recebem o teto do funcionalismo público: 26.723,13 reais. A Mesa Diretora da Casa vai se reunir na próxima semana, quando devem ter início as discussões sobre o aumento. Tanto o líder do governo na Câmara, Cândido Vacarezza (PT-SP), quanto o vice-presidente da Casa, Marco Maia (PT-RS), querem que o assunto seja discutido ainda neste ano.
com informações da Veja
com informações da Veja
FONTE: Alerta Antonina com inf. BLOG BARROQUINHA NOTICIAS
Comentários