Para ter sucesso na prova, o estudante tem de saber administrar muito bem o tempo, para que sobre espaço para redigir um bom texto. O tipo de redação cobrada no exame é um texto dissertativo- argumentativo de no mínio 8 linhas e no máximo 30 linhas.
Confira a seguir algumas dicas do professor Marcelo Braga em entrevista à Jangadeiro FM:
Áudio 1
Áudio 2
Níveis de avaliação
De acordo com o Inep, a redação do Enem possui cinco níveis de avaliação. O primeiro mede a desenvoltura do candidato com a norma culta da língua. Por isso, a dica para o estudante é não deixar de revisar as regras gramaticais.
O segundo nível de avaliação é a capacidade de entender a proposta da redação e estruturar o texto dissertativo. Neste quesito, avalia-se a originalidade do candidato. Por isso, as dicas são: fugir de frases prontas e do senso comum e investir em título, introdução e conclusão que despertem a atenção do examinador.
A terceira competência avaliada é a linha de raciocínio e argumentação, ou seja, a capacidade de convencimento do candidato. Nesse ponto, é essencial selecionar fatos, opiniões e argumentos pertinentes para defender as ideias.
A quarta competência, por sua vez, cobra articulação e coesão. Finalmente, na competência 5, o candidato terá de mostrar ser capaz de elaborar propostas de solução para a problemática abordada. Além disso, o participante deve escrever o texto em letra legível.
Leia mais:
Inep muda locais de provas do Enem em dois municípios cearenses
MEC prorroga para sexta as inscrições para o Enem dos presídios
Enem 2011 bate recorde de inscrições
Leia mais
Confira dicas para as provas do Enem 2011
Redação Jangadeiro Online, com colaboração da Jangadeiro FM
Comentários