Falta de manutenção foi principal causa do desabamento no edifício Versailles, aponta laudo

Desabamento O acidente ocorreu no último dia 2 de março, deixando dois funcionários mortos

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará (Crea-CE) divulgou, na manhã desta terça-feira (10), o laudo técnico que aponta as causas do desabamento da varanda do edifício Versailles, no bairro Meireles, que resultou na morte de dois operários. Segundo o laudo, a ausência de manutenção preventiva na edificação foi a principal causa do acidente. 

O presidente do Crea-CE, Victor Frota Pinho, informou que a estrutura estava totalmente comprometida por conta do alto grau de oxigenação e infiltrações nas ferragens, que ocasionou o rompimento da virga de sustentação. "Devido a ferrugem, quase não existia mais ferragens no local", disse. 

Vitor Frota ressaltou ainda que o desabamento poderia ter sido evitado, caso houvessem inspeções periódicas preventivas no local. O edifício Versailles passará por um estudo mais detalhado e, até lá, deve permanecer interditado.

Os responsáveis pelo condomínio deverão contratar um engenheiro civil, especialista em projeto estrutural, para avaliar a estrutura de edificação. O profissional terá que realizar, urgentemente, um projeto de escoramento e recuperação da varanda. 

O desabamento da laje do edifício ocorreu no último dia 2 de março, deixando dois funcionários mortos e um ferido. Segundo testemunhas, eles estariam realizando um trabalho de escoramento na varanda de um dos apartamentos.


View the original article here

Comentários