Iguatu Noticias

Iguatu Noticias


Mercadante deixa a Casa Civil e assume a Educação

Posted: 30 Sep 2015 07:37 PM PDT


Entre as diversas concessões feitas pela presidenta Dilma Rousseff para a reforma ministerial a ser anunciada nesta quinta-feira 1º está a saída de um de seus homens de confiança, Aloizio Mercadante, do núcleo do governo. O ministro deixará a Casa Civil para reassumir o Ministério da Educação, ocupado por ele entre 2012 e 2014.

Mercadante reuniu sua equipe na Casa Civil para comunicar a mudança e solicitar um balanço do período em que esteve à frente do ministério. O ex-senador disse aos auxiliares estar animado com a possibilidade de voltar à Educação, pasta na qual poderá comandar os projetos da "Pátria Educadora", a maior bandeira do segundo mandato de Dilma.

A Casa Civil deve ficar aos cuidados do ex-governador da Bahia Jaques Wagner, atualmente no Ministério da Defesa. O nome de Wagner para a Casa Civil era defendido pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva desde o início do segundo mandato de Dilma e conta com o apoio do PT – o partido se sente mais representado por Wagner do que por Mercadante.



Ciro Gomes chama Manoel Júnior de semianalfabeto e picareta: "Não dura 15 dias"

Posted: 30 Sep 2015 07:35 PM PDT

O ex-ministro Ciro Gomes, conhecido por sua língua afiada, fez duras críticas à indicação do deputado federal paraibano Manoel Júnior (PMDB) para ocupar a vaga de ministro da Saúde no governo de Dilma Rousseff (PT). Em entrevista concedida ao programa É Notícia, da Rede TV!, na noite desta segunda-feira (29), Gomes afirmou que o parlamentar é "um semianalfabeto e picareta de nascença".

- Entregar o Ministério da Saúde para o PMDB é inacreditável. Vem aí a rodada de escândalos 2.0. Estão indicando um tal de Manoel Júnior, um semianalfabeto, picareta de nascença para o Ministério da Saúde - para a Saúde que corresponde ao mais grave drama da sociedade brasileira. Como pode transformar isso em moeda de troca e trazer um camarada altamente desqualificado que, na hora que a imprensa vasculhar a vida dele, ele não dura 15 dias. A ABIN (o órgão central do Sistema Brasileiro de Inteligência) tem obrigação de dizer para a presidente que esse camarada vai ser fritado em 15 dias.

Ciro Gomes acrescentou que uma ala picareta do PMDB estaria "de olho em lugar para roubar" no governo. Ainda em sua avaliação, só uma reconciliação da presidente Dilma Rousseff com o povo poderia livrá-la de um processo de impeachment, mas, para ele, o impeachment é um golpe. O ex-ministro também analisou que foi esse fator que teria ajudado o ex-presidente Lula a se livrar de envolvimentos em escândalos de seu governo como o Mensalão.

Com todas as críticas, Ciro Gomes declarou que "não participaria deste governo em hipótese nenhuma" e classificou o PT como um partido "que não faz autocrítica por ser arrogante". Para ele, a presidente Dilma Rousseff tem uma moral rígida, diferente de Lula, que teria uma moral frouxa.


MPF ajuíza ação de improbidade administrativa contra ex-secretários da Saúde do Ceará

Posted: 30 Sep 2015 09:40 AM PDT


O Ministério Público Federal (MPF) em Juazeiro do Norte, na região do Cariri, entrou com ação de improbidade administrativa contra os ex-secretários da Saúde do estado do Ceará, Ciro Gomes e Carlile Lavor, e outros cinco réus. De acordo com o procurador da República Celso Leal, autor da ação, atos de improbidade foram identificados durante a instalação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgências (Samu) na região.

Foi avaliado que, durante a gestão de Ciro Gomes na pasta, a Secretaria da Saúde do Estado não realizou o processo seletivo necessário para a contratação de servidores, e os profissionais foram terceirizados indevidamente, por meio de dispensa de licitação irregular.

Consta na ação que serviços especializados realizados pelo Samu Polo III foram contratados diretamente com a Cooperativa de Trabalho de Atendimento Pré-Hospitalar (COAPH), uma entidade privada com sede em Fortaleza. A legislação permite, em casos de urgência ou alta demanda, a participação de instituições privadas no sistema único de saúde, desde que somente a título complementar, mediante contrato de direito público ou convênio.

Conforme apurado pelo MPF, também se constatou que no momento da contratação da COAPH, a cooperativa sequer dispunha de médicos capacitados para o serviço do Samu. Além disso, não houve preocupação se os médicos detinham especialidade na área, tendo sido orientados, após a seleção, a realizarem um curso de pré-atendimento hospitalar.

As investigações apontaram, ainda, que a empresa foi contratada com dispensa de licitação de forma irregular. "A fundamentação e a comprovação de exclusividade admitidas pela Secretaria de Saúde do Estado do Ceará são notoriamente precárias e absurdas", afirma o procurador Celso Leal.

Devido às irregularidades, o MPF pede que o contrato com a COAPH seja anulado, que seja realizado o credenciamento dos profissionais necessários para o desempenho das funções no Samu e que seja feito o bloqueio de R$ 1,9 milhão, montante que seria internalizado como taxa administrativa pela cooperativa. Além dos ex-secretários Ciro Gomes e Carlile Lavor, também são réus na ação três ex-gestores do Samu Polo III, o Estado do Ceará e a Coaph.


Encontro discute recursos para custeio do hospital regional e construção de casas populares em Iguatu

Posted: 30 Sep 2015 09:21 AM PDT


O deputado Agenor Neto (PMDB) e o prefeito de Iguatu, Aderilo Alcântara se reuniram nesta terça-feira (29/09), em Fortaleza, com o secretário adjunto do gabinete do governador do Estado, Fernando Santana, para discutir a construção de casas populares com recursos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza – FECOP, no município de Iguatu.

Durante o encontro também foi discutida a questão do aumento do repasse de recursos para o Hospital Regional de Iguatu, que atualmente passa por graves dificuldades financeiras. "Propomos que o Governo do Estado repasse por mês ao Hospital Regional de Iguatu apenas 8% do que é repassado para o hospital de Sobral", disse. Segundo o parlamentar, o secretário ficou de avaliar a proposta e dar um retorno até a próxima sexta-feira.

Ainda sobre a questão dos recursos para o custeio do HRI, Agenor Neto informou que, nesta quarta-feira (30), às 15 horas, estará com uma comissão de deputados em audiência com o Secretário de Planejamento do Estado para avaliar a proposta do Governo em relação ao aumento dos recursos para o hospital de Iguatu.


Comentários