Iguatu Noticias

Iguatu Noticias


Estado prevê pagamento da 1ª parcela do 13º para 5 de julho

Posted: 06 Jun 2016 07:25 PM PDT


Em reunião nesta segunda-feira, no Palácio da Abolição, com os sindicatos e associações que representam os servidores estaduais, o governador do Estado apresentou ao funcionalismo suas propostas de reajuste, segundo o Estado, considerando a conjuntura econômica de crise.

Foi mantido apenas o reajuste linear de 10,67% para todos os servidores que recebem remuneração mínima, que já foi aplicado para cerca de 20 mil servidores. Para os demais, foi previsto reajuste não linear, mas com negociação por categoria. Foi garantida a antecipação da primeira parcela do 13º salário de todos os servidores para o dia 5 de julho próximo.

Segundo o governo estadual, está assegurado o "diálogo permanente com todas as categorias para discutir melhorias salariais, melhores condições de trabalho, bem como o avanço da qualidade do serviço público".
A reunião e exposição de motivos, segundo o governador Camilo Santana, consideram a conjuntura desfavorável, "quando a maioria dos estados tem atrasado o pagamento dos seus servidores, ao contrário do Ceará, e após uma série de reuniões realizadas na Mesa Estadual de Negociação".

Servidores frustrados

A posição do governo na reunião desta segunda-feira acabou frustrando os servidores estaduais do Ceará, que acreditavam no anúncio de um reajuste de 12,6%. No último sábado (4), representantes do Fórum Unificado das Associações e Sindicatos dos Servidores Públicos Estaduais do Ceará (Fuaspec) afirmaram que não descartavam uma greve geral no caso de as reivindicações não serem atendidas. Agora, resta saber qual será a posição dos trabalhadores. 

(Diário do Nordeste)


Chuvas abaixo da média ocasionam perda elevada da cultura de milho em Iguatu

Posted: 06 Jun 2016 07:09 PM PDT

O quadro é desolador. A estação chuvosa chegou ao fim no Ceará, deixando um saldo negativo e uma situação preocupante para as populações de muitos municípios cearenses. As chuvas ficaram abaixo da média em quase 45%, e os reservatórios estão secando.

Espiga de Milho não se desenvolveu por falta de
chuvas. Foto: Honório Barbosa.
As regiões mais prejudicadas com índices negativos foram Jaguaribara, Sertão Central, Inhamuns, além de Ibiapaba e Maciço de Baturité. A estação chuvosa termina com 12,9% em média de reserva de água nos reservatórios monitorados pela Cogerh. O maior açude do Estado, o Castanhão, acumula apenas 9% de sua capacidade.

No campo, o quadro é de perda da maior parte do plantio de grãos (milho, feijão e arroz) cultivados na modalidade de sequeiro, aquele que depende exclusivamente das águas das chuvas.

Em Iguatu, na localidade de Estrada, zona rural do município, um quadro que se repete em todas as cidades do sertão cearense: o cultivo do milho, secando, sem que a espiga vingue e com uma perda elevada. "Perdemos tudo e é triste a situação do agricultor, mas a nossa opção é continuar plantando porque dependemos disso", disse a agricultora Alzira Araújo.

Em algumas localidades, o cultivo do feijão ainda suportou períodos de veranico, mas a perda da lavoura deve chegar a mais de 50%. "Não vamos ter safra, a perda de plantio é muito elevada", disse o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Iguatu, Evanilson Saraiva. 

(Com informações de Honório barbosa - Diário Centro Sul)

Faz mal comer ovo todos os dias?

Posted: 06 Jun 2016 04:11 PM PDT


O ovo é um fiel companheiro do café e do pão no café da manhã em muitos países.

Seus altos índices de proteínas e vitaminas A, D e B12 fazem dele um alimento cheio de nutrientes que costuma ser recomendado por especialistas.

Por outro lado, um de seus principais componentes é a gordura, relacionada ao aumento do colesterol no sangue, o que pode levar a problemas cardíacos.

Portanto a pergunta: é saudável comer ovos todos os dias?

Sem medo
A maioria das pessoas saudáveis pode comer até sete ovos por semana sem que isso aumente o risco de incidência de doenças do coração, escreve o cardiologista Francisco López-Jimenez na página de internet da Clínica Mayo, dos Estados Unidos.

Diversos estudos mostraram que o consumo de um ovo por dia pode até prevenir alguns tipos de infarto, segundo o especialista.

Um estudo de 1999 da Universidade de Harvard, que analisou 115 mil pessoas durante uma década, concluiu que comer um ovo diariamente não levaria a um aumento do colesterol no sangue.

Alguns acreditam que o ovo pode ser a principal fonte de gordura de uma refeição, mas na realidade deveríamos nos preocupar mais com as gorduras saturadas.

Essa advertência foi feita pelo sistema público de saúde da Grã-Bretanha (NHS), que recomenda reduzir o consumo de alimentos como salsicha, presunto, manteiga e
óleo –que têm um efeito maior sobre a quantidade de colesterol no sangue do que os ovos.

"Para aqueles que já têm altos índices de colesterol no sangue, o melhor é limitar o consumo de ovos a dois ou três por semana", disse à BBC Mundo a nutricionista Margaret Brown, da clínica Mayo.

Qual é a forma mais saudável de comer ovos?
Já que sabemos que comer um ovo de galinha por dia pode ser considerado benéfico para a saúde –então podemos começar a saborear diariamente um ovo frito com sal, certo?

Não é bem assim. Os diferentes preparos do alimento também transformam o seu impacto para a saúde.

Os ovos pochê são os mais recomendados pelos médicos. Há diferentes formas de cozinhá-los. Uma delas é cozinhá-los sem casca em água muito quente, mas não fervente. O tempo de cozimento não deve exceder quatro minutos.

Mas se seus dotes culinários não estão à altura desta técnica, cozinhar os ovos é a segunda alternativa recomendada, pois desse modo a gema preserva a maioria de seus nutrientes.

Ovos fritos ou mexidos são as maneiras menos recomendadas de consumi-los. Isso porque nessas formas de preparo as gorduras naturais são oxidadas, afirmou à BBC Mundo a especialista em nutrição integrativa Rebecca Eisenmann.

Além disso, fritá-los em óleo aumenta a quantidade de gordura em 50%, segundo o NHS.

Se ainda assim sua preferência são ovos fritos, a nutricionista Margaret Brown recomenda que você adicione à panela o mínimo possível de gordura. Algumas formas de fazer isso são usar óleo de canola ou óleo vegetal em spray.

Que tipo de ovos comprar?
Com a nova moda de comer produtos orgânicos, é válido perguntar se é melhor consumir ovos de galinhas criadas em pequenas granjas ou produzidos de forma industrial.

A opção orgânica é boa, mas tudo depende do orçamento do consumidor, segundo Brown.

"O principal é que o produtor mantenha os ovos livres de germes nos processos de lavagem, embalagem e transporte", disse.

Para Eisenmann, porém, a gema é de melhor qualidade se o animal tiver se alimentado com nutrientes encontrados em área para pasto e tenha ficado em contato com o sol –procedimentos característicos de pequenas granjas.

A clara alimenta da mesma forma que a gema?
A gema concentra a maior quantidade de proteína dos ovos. Mas duas claras contêm quase a mesma quantidade de proteínas de um ovo inteiro, de acordo com Margaret Brown.

"Se você quer limitar seu consumo de colesterol, uma boa alternativa é preparar um omelete de claras", disse ela.

Porém, na clara há uma proteína que pode causar alergias alimentares. Por isso, não é bom abusar do consumo delas.

Os especialistas consultados concordam que apesar do ovo ser uma das mais valiosas fontes de proteína animal, seu consumo deverá ser ajustado às necessidades da dieta de cada pessoa.

Fonte: UOL

TRE/CE absolve vereador Antônio Baixinho em processo de perda de mandato eletivo

Posted: 06 Jun 2016 02:36 PM PDT


O vereador Antônio Pereira da Silva, mais conhecido por Antônio Baixinho (PSB) foi absolvido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceara (TRE), nesta segunda-feira (6), com 6 votos favoráveis.

O processo tratava-se da ação de perda do cargo eletivo por desfiliação partidária movida pelo Ministério Público Eleitoral (MPE), tendo em vista que o parlamentar se desfiliou do Partido Progressista (PP) em 2015 e se filiou ao Partido Socialista Brasileiro (PSB).

O TRE considerou os documentos que atestam a desfiliação do vereador, visto que a tese defensiva é justamente referente à ocorrência de grave discriminação pessoal a justificar o desligamento ocorrido e não ter sido demonstrado com clareza à existência de razão suficientemente relevante para a perda de mandato.

Antônio Baixinho agradeceu o apoio jurídico recebido em sua defesa feito pelo advogado Fabrício Moreira da Costa. "Quero agradecer ao Dr. Fabrício Moreira e a todos os amigos que torceram pela minha vitória", disse.



Comentários