Desde criação do Pix, golpes digitais quase triplicam em Minas

7 notícias para ler antes de começar o dia
Visualizar como página web
Logo da Newsletter 7 às 7
Logo do jornal O TEMPO

Segunda-feira, 26 de maio de 2025

Você pode ler essa newsletter em 🕖 7 minutos

Era do Pix registra salto de 200% em golpes virtuais no Estado. Minas registra um caso de violência sexual por dia em escolas. Ainda não declarou Imposto de Renda? Tire suas dúvidas na live de O TEMPO hoje a noite. Veja esses e outros destaques desta segunda-feira, 26 de maio de 2025.

Golpes aumentam na era do Pix
Notícia número 1

Fraudes

Lançado oficialmente no fim de 2020, o Pix trouxe imensas facilidades na transferência eletrônica de valores para os cidadãos, mas também criou oportunidades para golpistas. Apenas em Minas, os crimes digitais cresceram 198% entre 2020 e 2024. No Brasil, são quase dez fraudes por minuto. Os falsários apelam para as emoções e a distração das vítimas para conseguir sucesso nos ataques. As medidas de segurança do Banco Central não evoluem com a mesma velocidade que os golpistas se modernizam. E recuperar o dinheiro perdido não é fácil: somente 31% dos valores são devolvidos.

Notícia número 2

Violência sexual nas escolas

Dados do Painel de Violência da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) indicam que as escolas são o terceiro local com maior número de notificações de crimes sexuais, atrás apenas de residências e de vias públicas. De janeiro de 2024 até 12 de maio deste ano, foram 420 registros compulsórios do tipo — o que equivale à média de uma criança ou adolescente solicitando atendimento por dia. Em 2025, os números tiveram uma redução: foram 64 vítimas até 12 de maio, mas a situação segue alarmante, com um abuso a cada dois dias no Estado. Entenda o que está sendo feito para mudar o cenário.

Notícia número 3

Reforma tributária

Os municípios de Minas estão em ritmo lento na preparação para a entrada em vigor da reforma tributária e correm risco de perder recursos com a nova forma de cobrança de impostos no país, que começa a valer em 2033. A avaliação é da Confederação Nacional dos Municípios. Entenda o que está em jogo.

Notícia número 4

Álvaro Damião em Israel

O prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União), deve visitar Israel nas próximas semanas para conhecer modelos de segurança pública que possam ser aplicados na capital mineira. A viagem não consta ainda na agenda oficial do prefeito, mas foi confirmada nesse domingo (25 de maio), pelo secretário municipal de Segurança e Prevenção, Márcio Lobato, que também irá participar dos encontros. Veja o que está previsto.

Notícia número 5

Tira-dúvidas do IR

O prazo para declarar Imposto de Renda termina na próxima sexta-feira (30 de maio), e muitos contribuintes deixaram para a última hora. Para ajudar os atrasados nessa reta final, O TEMPO preparou uma live especial para tirar dúvidas sobre o processo de declaração nesses últimos dias. A live vai ao ar nesta segunda-feira (26 de maio), às 20h30, pelo canal de O TEMPO no YouTube e, simultaneamente, no Instagram.

Notícia número 6

Vai de Buser

CONTEÚDO DE MARCA. Com embarques descentralizados, preços até 60% menores, remarcação gratuita no app e suporte 24h, a Buser transforma a forma de viajar por Minas. De forma regulamentada, a plataforma aposta em tecnologia para garantir praticidade, segurança (com IA e telemetria nos ônibus) e conforto, rompendo com o modelo tradicional. Ideal para quem quer fugir dos perrengues da rodoviária, com viagens mais acessíveis e eficientes. Saiba mais.

Notícia número 7

Esclerose múltipla

Visão embaçada, formigamento no corpo, perda de força muscular, incontinência urinária... Para cerca de 40 mil brasileiros, esses podem ser os primeiros sinais da esclerose múltipla (EM), doença autoimune neurológica e sem cura que afeta o sistema nervoso central. Em 30 de maio é celebrado o Dia Mundial da Esclerose Múltipla, data oportuna para entender mais sobre a enfermidade, cujo diagnóstico pode levar anos. Saiba mais.

As opiniões do dia

Veja o que dizem os nossos colunistas hoje.
Atenção, alguns artigos são exclusivos para assinantes.

Vittorio Medioli

Vittorio Medioli - Indecentes
O recurso público que é desperdiçado, roubado, mal investido, desviado sai do patrimônio de todos, do Estado

José Reis Chaves

José Reis Chaves - Sessão espírita com apóstolos presidida por Jesus
Nova abordagem à comunicação ocorrida no Monte Tabor

App O TEMPO

Nos acompanhe nas redes sociais

Nos curta no Facebook
Nos siga no Instagram
Nos siga no Twitter

Enviado por 7 às 7: Sete notícias que você precisa ler antes de começar o seu dia

Quer nos dar algum feedback? Contate-nos! 7as7@otempo.com.br

Se deseja não receber mais mensagens como esta, clique aqui.

Comentários