União pode usar verba pública para ressarcir vítimas do INSS

7 notícias para ler antes de começar o dia
Visualizar como página web
Logo da Newsletter 7 às 7
Logo do jornal O TEMPO

Quarta-feira, 07 de maio de 2025

Você pode ler essa newsletter em 🕖 7 minutos

União pode usar verba pública para ressarcir vítimas do INSS. Começa hoje o Conclave, que irá decidir sucessor do papa Francisco; saiba como funciona. Projetos do Propag serão entregues nesta quarta para deputados estaduais.  Conhecimento é remédio contra estigma do Borderline citado em música da cantora Maraisa. Veja esses e outros destaques desta quarta-feira, 07 de maio de 2025.

Gilberto Waller Júnior, presidente do INSS, assumiu o cargo com a missão de fazer a devolução dos valores desviados de aposentadorias
Notícia número 1

Ressarcimento vítimas do INSS

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estuda usar dinheiro do Orçamento do Executivo para fazer a devolução dos valores descontados indevidamente de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A ideia é fazer o ressarcimento de uma única vez aos beneficiários, seguindo um cronograma predefinido. Para acelerar a liberação de recursos, o governo deve se valer do parágrafo 6º do artigo 37 da Constituição, que trata da responsabilidade civil do Estado e das pessoas jurídicas de direito privado prestadoras de serviços públicos pelos danos causados a terceiros.

Notícia número 2

Propag

Minas deve entregar nesta quarta (7) à Assembleia Legislativa os projetos para adesão ao novo programa federal de quitação de dívidas dos estados, o Propag. A dívida com a União já ultrapassa R$ 160 bilhões. A Cemig e a Copasa podem entrar na negociação, mas a decisão final sobre privatizações ou federalizações, segundo o vice-governador, Mateus Simões, caberá ao governo federal.

Notícia número 3

Conclave

Começou hoje o Conclave que vai escolher o sucessor do papa Francisco. O processo é repleto de rituais, orações e etapas formais até que os votos dos cardeais sejam computados e o novo líder da Igreja Católica, o 267º papa, seja eleito. Entenda como funciona a escolha do novo pontífice.

Notícia número 4

Corrida eleitoral

O PL de Minas Gerais já se movimenta para as eleições de 2026 e avalia três nomes para disputar uma das duas vagas ao Senado: os deputados federais Domingos Sávio e Eros Biondini, e o estadual Cristiano Caporezzo. A legenda, no entanto, deve lançar apenas um candidato, e não pretende disputar as duas cadeiras disponíveis para o Estado no próximo pleito.

Notícia número 5

Crescimento

A safra de café no Brasil promete bater recorde em 2025. A produção deve crescer 2,7% e alcançar 55,7 milhões de sacas — o maior volume já registrado em um ano de baixa bienalidade. A área plantada também segue em expansão, com 2,25 milhões de hectares destinados ao cultivo.

Notícia número 6

Maio Amarelo

A campanha Maio Amarelo teve início ontem chamando atenção para o aumento das mortes no trânsito. De acordo com Maria Augusta Gatti, da BHTrans, a capital registrou um crescimento de 17% na mortalidade entre 2023 e 2024. Só nos três primeiros meses de 2025, foram mais de 20 mil acidentes, uma média de um a cada 7 minutos, que deixaram quase 4 mil feridos e 33 mortos. Saiba mais.

Notícia número 7

Borderline

Após críticas, Maraisa apaga vídeo da música "Borderline", acusada de estigmatizar transtornos mentais. A canção associava o Transtorno de Personalidade Borderline a comportamentos abusivos, gerando reação negativa de especialistas e do público. Psiquiatras reforçam: TPB não é "loucura" nem sinônimo de manipulação — e merece cuidado, não julgamento. Entenda o debate sobre saúde mental e representações na música.

As opiniões do dia

Veja o que dizem os nossos colunistas hoje.
Atenção, alguns artigos são exclusivos para assinantes.

Márcio Coimbra

Márcio Coimbra - Educação transformadora
Brasil ainda enfrenta desafios como a infraestrutura desigual e a falta de capacitação docente para promover a integração de tecnologias educacionais

Editorial

Editorial - Conclave define futuro da Igreja Católica
Sobre os 133 cardeais reunidos, responsabilidade pesa mais que o dever de escolher o novo papa

App O TEMPO

Nos acompanhe nas redes sociais

Nos curta no Facebook
Nos siga no Instagram
Nos siga no Twitter

Enviado por 7 às 7: Sete notícias que você precisa ler antes de começar o seu dia

Quer nos dar algum feedback? Contate-nos! 7as7@otempo.com.br

Se deseja não receber mais mensagens como esta, clique aqui.

Comentários